© 2016 portaldecaruaru.com, Orgulhosamente criado por Marx Emiliano.

  • Instagram Social Icon

Rua: Porto Alegre Nª 257

Centro / Caruaru - Pernambuco

Fone.: (81) 99426.7526

E-mail: francmilfont@gmail.com 

Caruaru se consolida com a maior prévia carnavalesca do interior do estado

O Carnaval Caruaru Cultural tem sido fortalecido a cada ano, com uma programação ampla e proporcionando para os caruaruenses e turistas um intercâmbio cultural que fica marcado na memória. Após a Festa Abre-Alas na sexta-feira (14), o sábado (15) contou com sete polos de animação com muito frevo, samba, desfiles de blocos e muita folia. Além disso, grupos de cultura popular, como bois, pernas-de-pau, “Os Caretas de Triunfo” e os “Papangus” de Bezerros marcaram presença.

O aposentado José Inaldo Soares estava passando pelo Polo Estação Folia (Estação Ferroviária) quando presenciou a apresentação dos cortejos de cultura popular. “Eu sou pernambucano, de Caruaru, e nunca tinha visto uma coisa tão linda dessa. Fui passando aqui para ir para casa e fiquei emocionado, puxando o povo para aplaudir, porque isso é a cultura nordestina, é muito lindo”, destacou.


 
No Polo Pedro Sucata, que conta com o tradicional Bloco da Sucata, foliões foram fantasiados para um carnaval cheio de “mela-mela”, além do frevo, ciranda e caboclinho, reafirmando o renascimento das prévias do carnaval em Caruaru. “Caruaru é uma terra de gente feliz, não fazia sentido a gente não celebrar o carnaval. Essa festa tem a nossa cara e que bom que voltou para ficar”, afirmou a foliã Luciana Salvador.

Mais uma vez, o Palco Rec-Beat chegou a Caruaru trazendo uma diversidade musical e novidades do cenário atual da música. A terceira edição contou com participação do DJ 440, da caruaruense Gabi da Pele Preta, do show dançante do grupo colombiano Frente Cumbieiro e Siba, que trouxe o novo disco “Coruja Muda”.

Este ano, a Prefeitura de Caruaru homenageou cinco nomes fortes ligados à folia de Momo. Três blocos que fizeram história na cidade nos anos de 1950: Motoristas em Folia, Vassourinhas e Sapateiros em Folia. Também estão na lista de homenagens: o radialista e incentivador da cultura local Hélio Vasconcelos; e o empresário e memorialista Dorgival Melo, conhecido na cidade pelo codinome Nobreza. Dorgival, em passagem pela Estação Ferroviária, mostrou-se feliz com a amplitude da festa. “Nós estamos resgatando aquele Carnaval das décadas de 50 e 60. Estamos vendo aqui hoje o povo gritando, com muito amor no coração. Com isso vemos as famílias confraternizando umas com as outras”, observou.


 
Também foram polos no sábado (15): Polo Café com Frevo (Praça do Banco do Brasil – Café Guarany); Polo Jackson do Pandeiro (Rua Oscar Mariano); Polo Aldo Teixeira (Rua dos Expedicionários); Corredor Carlos Fernando (Rua Silva Jardim) e o Polo Inclusão na Folia (Praça José Martins). Neste último, foi feita uma homenagem para o jornalista Alexandre Farias. “Caruaru me abraçou, o carinho que recebo de todos é imenso. Fico emocionado com essa homenagem, já recebi o título de cidadão caruaruense, por meio da Câmara dos Vereadores, e agora no carnaval eu me sinto lisonjeado, logo eu que amo o carnaval.”